quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Momento cultural - Watchmen

Provavelmente muitos já devem ter ouvido falar de Watchmen, principalmente nos últimos meses, devido ao filme que passou nos cinemas no meio desse ano e já chegou em DVD e Blu-Ray faz pouco tempo, inspirado na graphic novel de mesmo nome. Nesse momento cultural não vim indicar o filme (que não achei lá essas coisas, mesmo sendo em grande parte fiel ao gibi), mas a leitura da HQ.

A graphic novel é considerada até hoje uma das melhores histórias em quadrinhos já feitas. Na época em que foi lançada em doze edições, entre 1986 e 1987, ela causou alvoroço no mundo pop.

Escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, Watchmen introduziu linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos alternativos, lidando com temas mais maduros e menos superficiais, além de apresentar uma maneira "cinematográfica" de contar a história em quadrinhos, nunca antes visto.

Para se ter uma ideia de sua importância no mundo dos quadrinhos, Watchmen foi a única HQ a ganhar um Prêmio Hugo, voltado para literatura. Isso mesmo, literatura (e ainda tem mané que diz que gibi é coisa de criancinha.).

Se interessou? Então confere um resumão básico da trama de Watchmen:

A trama de Watchmen é situada nos EUA de 1985, um país no qual aventureiros fantasiados seriam realidade. O país estaria vivendo um momento delicado no contexto da Guerra Fria e em vias de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética. A mesma trama envolve os episódios vividos por um grupo de super-heróis do passado e do presente e os eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles. Watchmen retrata os super-heróis como indivíduos verossímeis, que enfrentam problemas éticos e psicológicos, lutando contra neuroses e defeitos, e procurando evitar os arquétipos e super-poderes tipicamente encontrados nas figuras tradicionais do gênero.

2 comentários:

  1. Watchmen é o primeiro passo na direção da maturidade do gênero de super-heróis. Depois todo mundo copiou, mas a dimensão de que o super herói é uma pessoa complexa e que interage com o mundo de igual pra igual é pioneira em Watchmen.

    Muito bom seu momento cultural, véi.

    Tem charge nova lá, dá uma olhada.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Bacana o post, Filipe!

    Lembrei de um comentário do Alan Moore, onde ele disse que o Frank Miller reinventou os super heróis, com Cavaleiro da Trevas. E ele os destruiu, com Watchmen!

    Abração, irmão!

    ResponderExcluir